Repositório Digital

A- A A+

Impacto das características do mercado na gestão da inovação : o caso do grupo Taurus

.

Impacto das características do mercado na gestão da inovação : o caso do grupo Taurus

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impacto das características do mercado na gestão da inovação : o caso do grupo Taurus
Autor Bandeira, Daniel Estima
Orientador Zawislak, Paulo Antonio
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração da produção
Cadeia produtiva
Gestão da inovação
Gestão da produção
Indústria metal-mecânica
[en] Innovation
[en] Innovation management
[en] Market
Resumo A palavra inovação se tornou comum no ambiente empresarial como um meio de se obter melhores resultados e ganhar vantagem competitiva. Dessa forma, para que esses objetivos sejam atingidos as empresas se viram obrigadas a adotar métodos de gestão que garantissem uma contínua geração de inovações. Entretanto, não existe um método capaz de garantir a inovação nas empresas, mas sim estudos sobre as condições que favorecem o surgimento de inovações. Portanto as empresas que tiverem um modelo de gestão comprometido com a criação dessas condições facilitadoras terão uma probabilidade maior de gerar inovações. Contudo, antes não havia conhecimento se as características específicas do mercado, no qual a empresa estava inserida, interferiam na implantação dessas condições. Durante este estudo, os gestores de quatro unidades do grupo Taurus foram ouvidos, de modo a observar como estes gestores viam a influência do mercado sobre a gestão da inovação.
Abstract The word innovation has become usual in the business environment as a way to achieve better results and competitive advantage. In order to reach these objectives the enterprises needed to adopt management models there could guarantee continuous innovation. Although there is not a single method capable of guarantee continuous innovation in an enterprise, there are researches indicating business environment conditions that make the development of innovations easier. Therefore, the enterprise that has a management model focused in the creation of these conditions will have a better chance of creating innovations. Even with this knowledge, there was no previous understanding if the market characteristics could interfere in the implementation of these conditions. During this research, the top managers of four units of the Taurus group were heard in order to observe how these managers felt the market influence over the innovation management.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10602
Arquivos Descrição Formato
000599025.pdf (298.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.