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Sujeitos infantis masculinos : homens por vir?

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Sujeitos infantis masculinos : homens por vir?

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Título Sujeitos infantis masculinos : homens por vir?
Autor Bello, Alexandre Toaldo
Orientador Felipe, Jane
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Criança
Educação infantil
Estudos culturais
Gênero
Masculinidade
Pós-estruturalismo
Sexualidade
[en] Childhood
[en] Children education
[en] Gender studies
[en] Homophobia
[en] Masculinity
Resumo O objetivo dessa Dissertação é, a partir de um trabalho de campo, buscar entender como vão se constituindo as masculinidades na escola infantil, buscando observar alguns dos investimentos feitos para que os meninos e as meninas se constituam como homens e mulheres heteronormatizados. Para a realização das análises, foram utilizados como referencial teórico os Estudos de Gênero, algumas contribuições dos Estudos Culturais em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista de análise. Foi observada uma escola infantil da Rede Municipal de Porto Alegre em um bairro da periferia, no período de dois meses, totalizando cem horas de observação. O grupo pesquisado era formado por vinte e cinco crianças de cinco anos de idade, todas muito flutuantes em suas freqüências, pois compareciam em média quinze alunos por dia. Pude perceber, durante esse período, que as crianças vão criando mecanismos para dar conta das expectativas dos adultos em relação as suas formações de gênero, ficando evidente que esses mecanismos produzem algum bem estar nas crianças e nos adultos.Nas primeiras, quanto mais próximas estiverem do que as cuidadoras esperam delas menos serão policiadas, e dos adultos por, de alguma forma, sentirem-se regojizados por estarem dando conta da árdua tarefa de conduzir as crianças a se tornarem homens e mulheres de acordo com os padrões da cultura vigente. Para isso utilizarei o conceito de órbitas de gênero, onde uma matriz heterossexual fica em uma posição central, ou seja, como centro de atração de todas as possibilidades de masculinidade e feminilidade que podem ser vividas.
Abstract The aim of this dissertation is, from a fieldwork, to try to understand how the masculinity is constituted in children school, trying to observe some of the investments made so that the boys and girls constitute themselves as hetero-normalized men and women. To accomplish the analysis, the Gender Studies and some contribution of the Cultural Studies together with the analysis post-structural perspective were used as theoretical reference. The survey was done in a public Children School from the outskirts of Porto Alegre, in a period of two months, totalizing one hundred-hour observation. The observed group consisted of twenty-five five-year-old children, all of them very fluctuating in their attendance to class, as on average only fifteen children came to school everyday. I could perceive, during this period, that the children create mechanisms to fulfill the adult´s expectations regarding their gender formation, making it clear that this mechanisms produce some children´s and adults´welfare . Regarding the children, the closer they are to what they are expected, the lesser they will be controlled , on the other hand, the adults rejoiced to be able to perform the difficult task of conducting the children to become men and women according to the patterns of the ruling culture. For this, I will use the concept of gender orbit where the heterosexual matrix is in the central position, that is, it is the center of attraction of all the possibilities of masculinity and femininity that can be experienced.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10639
Arquivos Descrição Formato
000596948.pdf (2.127Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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