Repositório Digital

A- A A+

A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão

.

A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
Outro título The distance education in the continuous formation of educators : a reflection
Autor Madeira, Carla de Castro Gomes
Orientador Dorneles, Malvina do Amaral
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Computador na educação
Educação
Educação continuada
Ensino à distância
Formação
Inovação educacional
Professor
Sociedade da informação
Tecnologia educacional
[en] Continuous formation
[en] Distance education
[en] Management
[en] Technologies in the education
Resumo Esta dissertação é uma reflexão sobre temas e desafios relacionados a educação a distância, mediada por ambientes virtuais de aprendizagem, na formação continuada de professores. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico a partir de uma reflexão teórica realizada por diferentes aspectos. Referese, especialmente, ao cuidado com a gestão das relações humanas, além de se preocupar com a compreensão sobre a sociedade na qual vivemos e sua conexão com os processos educativos, sobretudo, nas formas de organização da metodologia à distância, mostrando o novo paradigma educacional no qual estamos imersos. Esta reflexão mostra que o processo educativo acontece a partir de diferentes elementos e da interpretação que se tem por parte de educandos e educadores, e que na educação a distância, novas formas de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas a partir dos novos meios tecnológicos disponíveis à sociedade atual. Tal situação tem gerado interesse quanto a viabilidade e eficácia das ferramentas utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem oferecidos a partir da Internet. Os processos de gestão na utilização de ambientes virtuais perpassam por inúmeros contextos destacando a necessidade de redimensionamento do papel de um gestor educacional “virtual”. Não se espera com esta reflexão a conclusão quanto alguma forma correta de se promover educação mediada pelas novas tecnologias digitais, mas apresenta reflexões de como privilegiar situações que levam à cooperação, comunicação, resolução de problemas, criatividade, autonomia, interaprendizagem, autoria, entre outros, na efetiva proposta de desenvolvimento da educação a distância.
Abstract This dissertation is a reflection about themes and related challenges of the Distance Education, mediated by virtual atmospheres of learning, in the teachers' continuous formation. Its development results of an analytical description of the empiric context starting from a theoretical reflection accomplished by different aspects. It refers, especially, to the care of the management of the human relationships, besides worrying about the understanding of the society in which we live and its connection with the educational processes, especially in the organization forms of distance methodologies, showing the new education paradigm in which we are submerged. This reflection reveals that the management in education happens according to different elements and the interpretation that students and teachers have about the process itself. Especially in the distance education, new forms of development of the teaching and learning process are being used starting from the new technologies available on the current society, producing interest in the viability and effectiveness of the tools used in the virtual environment of learning offered by the Internet. The management processes of using virtual environments are inserted in countless contexts particularly in a new perspective of the role of the virtual educational manager. This reflection doesn’t finish the correct way of promoting education with the new digital technologies, but it can cause a reflection about how to promote the best way of cooperation, communication, problems solution, creativity, autonomy, interactive learning, diversity, etc, in the effective proposal of development of the distance education.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10645
Arquivos Descrição Formato
000597094.pdf (314.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.