Repositório Digital

A- A A+

CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico

.

CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
Autor Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Orientador Behar, Patrícia Alejandra
Co-orientador Biazus, Maria Cristina Villanova
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Competência
Ensino à distância
Material didático digital
Plano de ensino
[en] Aesthetic experience
[en] Competency-based education
[en] Digital educational materials
[en] Pedagogical design
[es] Diseño pedagógico
[es] Educación por competencias
[es] Experiencia estética
[es] Materiales educacionales digitales
Resumo A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática de equipes desenvolvedoras de MEDs e para a articulação entre seus membros. Como base teórica, são abordados o construtivismo de Piaget, o conceito de design pedagógico, a educação por competências e a experiência estética. A metodologia utilizada classifica-se como quantiqualitativa. Primeiramente, é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos, assim como a revisão de produções nacionais e internacionais acerca dos temas abordados. Após, é efetuado o mapeamento das competências da equipe desenvolvedora de MEDs com base no design pedagógico. Na sequência, é construído o objeto de aprendizagem CompEMed. Por meio da sua aplicação em curso de extensão, é realizada a validação do referido mapeamento. Baseando-se nele, uma metodologia é elaborada para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Ela é disponibilizada na web por meio da construção do objeto de aprendizagem ConstruMed que, por sua vez, contém as etapas da referida metodologia e textos explicativos sobre os principais conceitos envolvidos. O intuito é fornecer suporte a equipes desenvolvedoras durante o processo de construção de MEDs.
Abstract The present research study aims at developing a methodology for the making of digital educational materials (DEM) which integrates technical, graphic and pedagogical instructions. The objective is to support the practices of the DEM development staff and its members’ articulation. For the theoretical basis, Piaget’s constructivism, the concept of pedagogical design, competency-based education and aesthetic experience are approached. The methodology used is classified as quantiqualitative. Firstly, a bibliographic research about the concepts involved is performed, as well as the review of local and international works on the approached themes. Then, the competencies of the DEM development staff are mapped, based on pedagogical design. Finally, a CompEMed learning object is designed. Through its use in an extension program, the referred mapping is validated. Supported by it, a methodology for the making of digital educational materials based on pedagogical design is developed. It is made available on the web through the development of the learning object ConstruMed, which contains the steps of the referred methodology and texts explaining the main concepts involved in the process. The aim is to provide support to development staffs during the making of DEM.
Resumen Esta tesis tiene por finalidad elaborar una metodología para la construcción de materiales educacionales digitales (MEDs), la cual integre orientaciones técnicas, gráficas y pedagógicas. El objetivo es colaborar con la práctica de equipos que desarrollen MEDs y también en la articulación entre sus miembros. Como base teórica, se abordan el constructivismo de Piaget, el concepto de diseño pedagógico, la educación por competencias y la experiencia estética. La metodología utilizada se clasifica como cuantitativa y cualitativa. Primeramente, se realiza una investigación bibliográfica acerca de los conceptos relacionados, además de una revisión de producciones nacionales e internacionales sobre los temas planteados. Enseguida, se identifican las competencias del equipo que desarrolló los MEDs con base en el diseño pedagógico. A continuación, se construye el objeto de aprendizaje CompEMed. A través de su empleo en un curso de extensión universitaria, se valida la referida identificación de competencias. Con base en esta identificación, se elabora una metodología para la construcción de materiales educacionales digitales basados en el diseño pedagógico. Dicha metodología se pone a disposición en la red a través de la construcción del objeto de aprendizaje ConstruMed, el cual, a su turno, contiene las etapas de la referida metodología y textos que explican los principales conceptos relacionados. El objetivo es apoyar, durante el proceso, a equipos que desarrollen MEDs.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/106458
Arquivos Descrição Formato
000940639.pdf (8.226Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.