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Inclusão escolar : um dispositivo ortopédico social

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Inclusão escolar : um dispositivo ortopédico social

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Título Inclusão escolar : um dispositivo ortopédico social
Autor Lopes, Maria Isabel
Orientador Marzola, Norma Regina
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Acesso ao ensino
Biopolítica
Educação inclusiva
[en] Accessible school
[en] Accessible society
[en] Biopolitics
[en] Inclusive education
[en] Social orthopedics
Resumo Esta tese trata das políticas de inclusão escolar as quais, através de seus programas, vêm operando como um dispositivo biopolítico para o governo das pessoas, executando de forma mais eficaz e mais econômica o seu gerenciamento, a começar pela exigência de ocupação e compartilhamento de um mesmo espaço. Para isso, criam-se novas regras de ordenamento, novas normas de comportamento e de conduta, que devem ser cumpridas e incorporadas numa nova forma de subjetividade. A problematização que se faz, neste trabalho, das políticas de inclusão brasileiras, especificamente do Programa Escola Acessível, pretende mostrar como, na atualidade, através de uma lógica neoliberal de investimento na população, são fabricados, nas nossas escolas, os dispositivos de uma ortopedia social. Para isso, o estudo procura dar visibilidade aos efeitos produzidos pelo discurso dessa racionalidade na escola brasileira, uma racionalidade que coloca a Inclusão Escolar que, pela garantia e pela obrigatoriedade do acesso universal, como um instrumento capaz de acabar com qualquer forma de exclusão.
Abstract This thesis deals with school inclusion policies which, through its programs, have been operating as a biopolitical device for the government of the people, running more efficient and more economical way your management, starting with the requirement of an occupation and sharing same space. For this, new rules are created to order, new standards of behavior and conduct, which must be completed and incorporated into a new form of subjectivity. Problemizing that does this work policy Brazilian include specifically Program School Affordable intends Displaying as today, neoliberal across a logic Investment in population is fabricated Our on schools devices a Orthopaedics social. For this, the study seeks to give visibility to the effects produced by this discourse rationality in Brazilian school, a rationality that places the School Inclusion, and the requirement for ensuring universal access as a tool to end all forms of exclusion.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/106492
Arquivos Descrição Formato
000941747.pdf (277.1Kb) Texto parcial Adobe PDF Visualizar/abrir

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