Repositório Digital

A- A A+

Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência

.

Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalência
Outro título Inscriptions of contemporary in audiovisual narratives : simultaneity and ambivalence
Autor Pillar, Analice Dutra
Resumo O artigo discute como a simultaneidade e a ambivalência, presentes em experiências cotidianas, inscrevem-se em produções audiovisuais da arte contemporânea. Com base em estudos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, relativos ao efeito de unidade de sentido em textos audiovisuais; da arte contemporânea, acerca dos processos de apropriação e ressignificação de imagens e sons; e do ensino da arte sobre leitura de imagens, analisa a videoarte Para Dentro e a leitura desta criação por um grupo de crianças. A análise da videoarte ressalta a articulação, através de superposições, das várias linguagens que constituem o texto audiovisual e a apresentação de imagens e sons de forma ambígua, criando efeitos de ambivalência. Nas leituras, o que mais inquietou as crianças, foram as ambivalências visuais e sonoras. Os resultados indicam a necessidade de refletirmos, na escola, sobre narrativas audiovisuais contemporâneas, buscando entender o momento atual.
Abstract The article discusses how the simultaneity and ambivalence present in everyday experiences inscribe themselves in audiovisual productions of contemporary art. Based on theoretical and methodological studies of discursive semiotics, related to the effects of meaning units in audiovisual texts; of contemporary art, concerning the process of appropriation and resignification of images and sounds; and art education on reading images, it analyzes the video art Para Dentro and the reading of this work by a group of children. The analysis of this video art highlights the articulation, through superposition, of the several languages that constitute the audiovisual text and the presentation of images and sounds ambiguously, creating effects of ambivalence. What made the children the most restless during their reading were the visual and sound ambivalence. The results show the need of reflecting at school about the contemporary audiovisual narratives seeking to understand the present moment.
Contido em Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 13, n.3 (dez. 2013), p. 178-185
Assunto Audiovisual
Educação artística
Imagem
Leitura
Narrativa
[en] Ambivalence
[en] Art education
[en] Reading images
[en] Simultaneity
[en] Video art
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/106592
Arquivos Descrição Formato
000937408.pdf (404.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.