Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2014-11-11T02:14:10Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/106592pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute como a simultaneidade e a ambivalência, presentes em experiências cotidianas, inscrevem-se em produções audiovisuais da arte contemporânea. Com base em estudos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, relativos ao efeito de unidade de sentido em textos audiovisuais; da arte contemporânea, acerca dos processos de apropriação e ressignificação de imagens e sons; e do ensino da arte sobre leitura de imagens, analisa a videoarte Para Dentro e a leitura desta criação por um grupo de crianças. A análise da videoarte ressalta a articulação, através de superposições, das várias linguagens que constituem o texto audiovisual e a apresentação de imagens e sons de forma ambígua, criando efeitos de ambivalência. Nas leituras, o que mais inquietou as crianças, foram as ambivalências visuais e sonoras. Os resultados indicam a necessidade de refletirmos, na escola, sobre narrativas audiovisuais contemporâneas, buscando entender o momento atual.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses how the simultaneity and ambivalence present in everyday experiences inscribe themselves in audiovisual productions of contemporary art. Based on theoretical and methodological studies of discursive semiotics, related to the effects of meaning units in audiovisual texts; of contemporary art, concerning the process of appropriation and resignification of images and sounds; and art education on reading images, it analyzes the video art Para Dentro and the reading of this work by a group of children. The analysis of this video art highlights the articulation, through superposition, of the several languages that constitute the audiovisual text and the presentation of images and sounds ambiguously, creating effects of ambivalence. What made the children the most restless during their reading were the visual and sound ambivalence. The results show the need of reflecting at school about the contemporary audiovisual narratives seeking to understand the present moment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 13, n.3 (dez. 2013), p. 178-185pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReading imagesen
dc.subjectVideo arten
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectSimultaneityen
dc.subjectAmbivalenceen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.titleInscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais : simultaneidade e ambivalênciapt_BR
dc.title.alternativeInscriptions of contemporary in audiovisual narratives : simultaneity and ambivalenceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937408pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples