Repositório Digital

A- A A+

Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura

.

Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
Outro título Focus on protocols of reading : insights from acts of reading
Autor Collet, Iara Barata
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Resumo O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.
Abstract This paper investigates the possible relations established between author, work and reader, based on Roger Chartier’s (1996) concept of protocols of reading. Seeks to understand how protocols of reading appear in reading interpretations of a private schooled 4th grade group of children from Porto Alegre/RS. This case study (YIN, 2001) was planned with reading sessions of four books in different media with three students. Reader’s gestures and acceptance of these particular versions of a story, in this case, Little Red Riding Hood, were observed. Children’s impressions didn’t show, during the reading sessions, a more expressive interaction with protocols of reading. On the other hand, these impressions may raise questions for future studies on how well known were the textual elements in this book by these children.
Contido em Interfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 5, n.13 (2014), p. 121-140
Assunto Leitura
Literatura infantil
[en] Children's literature
[en] Protocol of reading
[en] Reading
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/106613
Arquivos Descrição Formato
000937152.pdf (941.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.