Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorTrevisan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorFigueiró, Paola Schmittpt_BR
dc.contributor.authorBossle, Marilia Bonzaninipt_BR
dc.date.accessioned2014-11-11T02:14:23Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1983-4659pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/106619pt_BR
dc.description.abstractO termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.pt_BR
dc.description.abstractThe term “alienation” is used in sociological analysis of production systems and, recently, in studies of compulsive consumption. There are no definitions or investigations discussing “alienation of disposal” of products and packaging. Following this line of thought, the aim of this article is to identify people’s perceptions about the implications of the act of discarding a product or packaging. Interviews were conducted with citizens and experts in environmental issues in Porto Alegre, Brazil. We followed a semi-structured script addressing general issues about the environment, buying behavior, habits and attitudes related to disposal and destination of products and packaging. The results indicate the absence of environmental education and knowledge of the life cycle of products. The consumer, when buying a product, does not envisage that will have to discard the packaging. The disposal is associated with the act of “making disappear out of his eyes” without knowing the steps taken by the waste until its final destination. It was found detachment or alienation concerning the disposal of products and packaging. The results of this research will support initiatives to increase environmental awareness of the population, as well as to elaborate policies about product information and consumer responsibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 7, n. 1, (mar. 2014), p. 33-48pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectAlienationen
dc.subjectDisposalen
dc.subjectDescarte de resíduospt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenessen
dc.titleDo consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?pt_BR
dc.title.alternativeFrom consumption to disposal of products and packaging : are we alienated?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937311pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples