Repositório Digital

A- A A+

Das maneiras de se escrever uma pesquisa

.

Das maneiras de se escrever uma pesquisa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Das maneiras de se escrever uma pesquisa
Outro título Of manners to write a research
Autor Zordan, Paola
Resumo Como criar textos advindos de pesquisas entre a Arte e a Educação? Desesperos aparecem quando precisamos expressar os movimentos de uma pesquisa na escrita. Para tanto, o maneirismo, estilo descrito na historiografia da arte mostrando tendências não ortodoxas de criação, inspira um percurso de aprendizagens distinto do estabelecimento de passos metodológicos. Métodos e maneiras aqui são diferenciados a fim de que possamos pensar a textualização de uma pesquisa por outra via que não as dos textos científicos e técnicos. Com o legado de Nietzsche, referenda-se o pensamento de Deleuze e a esquizoanálise que esse desenvolveu com Guattari. Os conceitos de rizoma, linha de fuga e máquina de guerra são apresentados para tratarmos o problema de “como” fazer um trabalho acadêmico que não seja mera reprodução do que já foi escrito.
Abstract How to create a text from research between Art and Education? Much despairs come when we need to express moviments of search in writing. Here, the mannerism, style described in art’s historiography, inspire a course of learning distinct from established methodological steps. Methods are distinguished of ways, mores and manners for to think about research’s textualisation by another route than the scientific and technical texts. With Nietzsche’s legacy, concerns Deleuze’s thought and schizoanalyses that him developed with Guattari. Concepts of rizhome, line of fugue and war machine are presentes for treat the problem of “how” to make an academical work that no is a reproduction what has been written.
Contido em Revista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 7, n. 2 (maio./ago. 2014), p. 115-128
Assunto Artes
Escrita
Pesquisa educacional
[en] Despair
[en] Mannerism
[en] Rizhome
[en] Squizoanalyses
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/106648
Arquivos Descrição Formato
000935543.pdf (152.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.