Repositório Digital

A- A A+

Representação de conhecimentos para instrução centrada em modelos em ambientes complexos de aprendizagem

.

Representação de conhecimentos para instrução centrada em modelos em ambientes complexos de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representação de conhecimentos para instrução centrada em modelos em ambientes complexos de aprendizagem
Autor Pianezzola, Tatiano
Orientador Santos, Eduardo Ribas
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Informática na educação
Inteligência artificial
Modelagem
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Resumo A utilização de técnicas de Inteligência Artificial tem sido largamente empregada na educação, especialmente para o desenvolvimento de sistemas tutores inteligentes. Estes sistemas têm, entretanto, sido objeto de crítica pela parte dos pedagogos por não se enquadrarem na orientação construtivista. Nesta pesquisa parte-se deste aspecto fundamental em busca de uma formulação para o problema da representação dos conhecimentos no âmbito dos ambientes complexos de aprendizagem. Propõe-se uma estrutura para a representação de conhecimentos baseada em modelos de sistemas, desenvolvida no programa E-BIACS. Um exemplo ilustra o processo de aprendizagem baseado na estrutura proposta, que compreende a elucidação progressiva do problema através da confrontação de conhecimentos pessoais com conhecimentos teóricos e técnicos. A abordagem desenvolvida tem como objetivo a construção de ambientes efetivos de aprendizagem.
Abstract Artificial Intelligence has been widely applied on learning systems development. However, intelligent tutoring systems have been object of criticism due to difficulties encountered in satisfying constructivism principles. It is due to the current fact that in such systems the learning strategies are previously programmed. In this research a system for knowledge representation is presented. The system leads to digital learning systems where strategies for the learning process are not emphasized. To the student, it is offered the opportunity to explore multi-level problem contexts, confronting personal experiences with theoretical knowledge in a progressive elicitation process. The proposed framework aims to facilitate construction of effective complex learning environments.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10677
Arquivos Descrição Formato
000600543.pdf (666.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.