Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Eduardo Ribaspt_BR
dc.contributor.authorPianezzola, Tatianopt_BR
dc.date.accessioned2007-09-12T05:11:45Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10677pt_BR
dc.description.abstractA utilização de técnicas de Inteligência Artificial tem sido largamente empregada na educação, especialmente para o desenvolvimento de sistemas tutores inteligentes. Estes sistemas têm, entretanto, sido objeto de crítica pela parte dos pedagogos por não se enquadrarem na orientação construtivista. Nesta pesquisa parte-se deste aspecto fundamental em busca de uma formulação para o problema da representação dos conhecimentos no âmbito dos ambientes complexos de aprendizagem. Propõe-se uma estrutura para a representação de conhecimentos baseada em modelos de sistemas, desenvolvida no programa E-BIACS. Um exemplo ilustra o processo de aprendizagem baseado na estrutura proposta, que compreende a elucidação progressiva do problema através da confrontação de conhecimentos pessoais com conhecimentos teóricos e técnicos. A abordagem desenvolvida tem como objetivo a construção de ambientes efetivos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractArtificial Intelligence has been widely applied on learning systems development. However, intelligent tutoring systems have been object of criticism due to difficulties encountered in satisfying constructivism principles. It is due to the current fact that in such systems the learning strategies are previously programmed. In this research a system for knowledge representation is presented. The system leads to digital learning systems where strategies for the learning process are not emphasized. To the student, it is offered the opportunity to explore multi-level problem contexts, confronting personal experiences with theoretical knowledge in a progressive elicitation process. The proposed framework aims to facilitate construction of effective complex learning environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.titleRepresentação de conhecimentos para instrução centrada em modelos em ambientes complexos de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000600543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples