Repositório Digital

A- A A+

A geografia como suporte metodológico na atuação do geógrafo bacharel

.

A geografia como suporte metodológico na atuação do geógrafo bacharel

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A geografia como suporte metodológico na atuação do geógrafo bacharel
Autor Torresini, Daniel Machado
Orientador Roberto Verdum
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Geografia
Geógrafo
Mercado de trabalho
[es] Actuación profesional
[es] Geógrafo
[es] Marcos teóricos y metodológicos
Resumo A pesquisa verificou o emprego dos referenciais teórico-metodológicos da Geografia nas práticas profissionais dos geógrafos bacharéis vinculados à Associação de Geógrafos Brasileiros seção Porto Alegre e da Associação dos Geógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, no ano de 2014. Esse estudo teve como propósito motivador contribuir academicamente para a reflexão profissional frente às demandas que são exigidas no mercado de trabalho. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, enviado aos e-mails dos associados através da ferramenta Limesurvey, disponibilizada pelo Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O questionário foi elaborado com perguntas que visavam desencadear nos participantes, descrições de sua área de atuação e atribuições no trabalho, além das percepções e concepções que tem da Ciência Geografia. Os dados obtidos foram coletados no mês de maio de 2014. O estudo identificou que os profissionais distinguem alguns referenciais teórico-metodológicos da disciplina em suas práticas e nas dos demais, embora desconheçam que os mesmos fundamentem suas atribuições contidas em legislação específica. Também verificou que os geógrafos bacharéis atuam predominantemente no campo das geociências e meio ambiente e desejam uma maior aproximação entre a academia e o mercado de trabalho.
Resumen La pesquisa verificó el empleo de los marcos teóricos y metodológicos de la Geografía en las prácticas profesionales de los geógrafos vinculados a la “Associação de Geógrafos Brasileiros seção Porto Alegre” y ala “Associação dos Geógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul”, en el año 2014. Este estudio tuvo como propósito motivador contribuir académicamente para la reflexión profesional de las exigencias que se requieren en el mercado laboral. Se utilizó como método de pesquisa la investigación cualitativa, teniendo como instrumento de recolección de datos, un cuestionario enviado a los correos electrónicos de los asociados a través de la herramienta Limesurvey, proporcionada por el “Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”. El cuestionario fue preparado con preguntas que pretendían desencadenar en los participantes, descripciones de su área de actuación y asignaciones en el trabajo y las percepciones y concepciones que tienen de la Ciencia Geografía. Los datos obtenidos fueron recogidos en mayo de 2014. El estudio identificó que los profesionales distinguen algunos marcos teóricos y metodológicos de la disciplina en sus prácticas y en las de los demás, aunque no son conscientes de que los mismos basan sus asignaciones contenidas en legislación específica. También fue encontrado en el estudio que los geógrafos actúan principalmente en el campo de las geociencias y medio ambiente y desean una relación más estrecha entre la academia y el mercado laboral.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/106965
Arquivos Descrição Formato
000945066.pdf (500.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.