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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorScheeren, Ismaelpt_BR
dc.date.accessioned2014-11-15T02:15:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/106984pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma análise do mercado de água mineral engarrafada no estado do Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar a inserção de uma nova marca nesse contexto. Para tanto, o campo é analisado sob os aspectos das cinco forças de Porter e é realizada uma abordagem sobre a teoria das marcas e os símbolos utilizados por elas para influenciar os consumidores a adquirirem os produtos. Através de pesquisas em fontes primárias e secundárias são levantados os hábitos de consumo dos clientes finais e os comportamentos dos distribuidores (considerados clientes diretos da empresa em questão). O mapeamento atual da efetivação do discurso pelas marcas através das embalagens, promoções, canais de distribuição e preço antecede o final, onde são apresentadas sugestões para que a nova marca se estabeleça de forma eficaz no ambiente competitivo que se mapeou. Foi verificado que a oferta de água engarrafada é bastante pulverizada e o seu consumo, no Brasil, resulta da desconfiança na qualidade da água de torneira. A busca por outro benefício utilitário ou de caráter simbólico ainda é embrionário e de difícil estabelecimento. Essa característica decorre do fato de grande parte do volume vendido ainda ser resultado do consumo de embalagens de 20 litros, da inexistência de marcas com imagens simbólicas que por outro lado é resultado do baixo investimento em marketing, do preço relativamente baixo das águas vendidas no Brasil e da falta de ações de suporte para a construção de imagens de marca.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectHábitos de consumopt_BR
dc.subjectÁgua mineralpt_BR
dc.titleEstudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000868372pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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