Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorPrado, Sandra Denisept_BR
dc.contributor.authorRicci, Trieste dos Santos Freirept_BR
dc.date.accessioned2014-11-19T02:15:29Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107074pt_BR
dc.description.abstractAnalisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.pt_BR
dc.description.abstractAn analysis of the conceptual evolution of 14 Physics Teachers attending a 4 credit discipline “Introductory Quantum Physics” from August to December 2005 is presented in this work. They were all regular students in the Professional Masters Degree Program in Instituto de Física (UFRGS). Our analysis focuses on answers to learning questionnaires on the particular phenomenon of quantum interference. This study is part of a current project concerned with the preparation of Physics Teachers in Topics of Modern and Contemporary Physics. The project has so far resulted in the elaboration of learning questionnaires on Quantum Physics, the elaboration and evaluation of a teaching unit based on virtual experiments and the elaboration of a freeware interactive software that simulates the quantum interference in the Mach-Zehnder Interferometer. From questions synthesis and student´s answers, outcomes here related show aspects of a conceptual evolution in Quantum Physics introducty topics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 14, n. 1 (abril 2008), p. 35-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeacher preparationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuantum interferenceen
dc.subjectLearning evaluationen
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInterferencia quanticapt_BR
dc.titleInvestigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quânticapt_BR
dc.title.alternativeInvestigating physics teachers’ learning on the quantum interference phenomenon en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000637715pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples