Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorGoldberg, Luiz Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2007-09-15T05:11:54Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10716pt_BR
dc.description.abstractA constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864-1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presente tese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais da Semana de Arte Moderna, o viam como passadista, romântico ou (pré)nacionalista. A necessidade de se estabelecer uma leitura crítica desta mudança de avaliação e diagnosticar o elo de Nepomuceno com o movimento modernista determinou que, após o balizamento conceitual necessário à compreensão deste movimento, fosse imprescindível focalizar a formação acadêmica deste compositor e observar de que modo os conhecimentos aí recebidos se manifestaram em seu futuro profissional, em suas crenças ideológicas, opções estéticas e técnica composicional. Ao final, com o objetivo de constatar as filiações de Nepomuceno com este movimento musical, segue-se a análise de três composições: a Variations sur un Théme Original op.29, para piano, o Trio em fá sustenido menor, para piano, violino e violoncelo, e o ciclo de tragipoemas Le Miracle de la Semence, para barítono e piano/orquestra.pt_BR
dc.description.abstractThe verification of the disparity in the considerations on Alberto Nepomuceno's (1864-1920) link with the musical modernism during the First Brazilian Republic generated the problems that we intend to study here. Hence their contemporaries saw him as a modern composer, the subsequent generation, steeped-in the ideals of the “Semana de Arte Moderna”, saw him as old-fashioned, romantic or (pre)nationalist. The need to establish a critical reading of this change in evaluation in order to diagnose the link between Nepomuceno and the modernist movement required a conceptual framework of this movement. It became indispensable to focus on the composer's academic formation and to observe the way this knowledge manifested in his professional future, in his ideological beliefs, aesthetic options and composicional resources. The analysis focuses on three main compositions: Variations sur un Théme Original op.29, for piano, the Trio in F sharp minor, for piano, violin and cello, and the tragipoems cycle Le Miracle de la Semence, for baritone and piano / orchestra.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNepomuceno, Alberto, 1864-1920pt_BR
dc.subjectModernismen
dc.subjectTonal expansionen
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectAlberto Nepomucenoen
dc.subjectModernismo : Musica : Brasilpt_BR
dc.titleUm garatuja entre Wotan e o Fauno : Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeA ‘garatuja’ between Wotan and the Faun : Alberto Nepomuceno and the musical modernism in Brazilen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000594991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples