Repositório Digital

A- A A+

Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física : a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas

.

Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física : a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física : a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas
Outro título A cross analysis of three case studies with physics teachers : the influence of the nature of science conceptions in classroom practices
Autor Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
Resumo Este estudo investigou possíveis relações entre as concepções sobre a natureza da ciência, de professores de Física, e suas práticas docentes, por meio de uma análise cruzada de três estudos de caso do tipo etnográfico. A observação etnográfica deu-se por imersão nas aulas de Física de três professores de Ensino Médio atuando em diferentes tipos de escolas: particular, pública e militar. Os resultados do cruzamento indicaram: que as práticas didáticas observadas não incluem aspectos sobre a natureza da ciência; que a Epistemologia e a História da Física ainda não se fazem presentes de forma explícita nas aulas de Física do Ensino Médio; que as relações entre as visões epistemológicas dos professores e suas práticas são frágeis e se manifestam de forma implícita. No entanto, foi possível vislumbrar algumas diferenças nas práticas daqueles professores que têm uma visão epistemológica mais contemporânea, pois tendem a manter um espírito mais aberto à inovação didática.
Abstract The purpose of this study was to investigate possible relationships between the conceptions about the nature of science held by physics teachers and their classroom practices through a cross analysis of three ethnographical case studies. The ethnographical observation was carried out through immersion in the physics classes of three high school teachers acting in different types of schools: private, public and military. The findings indicated that the observed didactic practices do not include any aspects of the nature of science, and that Epistemology and History of Physics are not yet present in high school physics classes. This study suggests that the relationship between the epistemological views of teachers and their practices are fragile and are manifested implicitly. Nevertheless, it was possible to observe some differences in the practices of those teachers who have a more contemporary epistemological view, and who tend to keep a more open mind to didactic innovation.
Contido em Ciência & educação. Bauru. Vol. 20, n. 3 (July/Sept. 2014), p. 595-616
Assunto Ensino de fisica
Ensino médio
Epistemologia
Prática de ensino
[en] Didactics
[en] High school
[en] Nature of science
[en] Physics teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/107216
Arquivos Descrição Formato
000941035.pdf (404.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.