Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2014-11-20T02:16:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107216pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou possíveis relações entre as concepções sobre a natureza da ciência, de professores de Física, e suas práticas docentes, por meio de uma análise cruzada de três estudos de caso do tipo etnográfico. A observação etnográfica deu-se por imersão nas aulas de Física de três professores de Ensino Médio atuando em diferentes tipos de escolas: particular, pública e militar. Os resultados do cruzamento indicaram: que as práticas didáticas observadas não incluem aspectos sobre a natureza da ciência; que a Epistemologia e a História da Física ainda não se fazem presentes de forma explícita nas aulas de Física do Ensino Médio; que as relações entre as visões epistemológicas dos professores e suas práticas são frágeis e se manifestam de forma implícita. No entanto, foi possível vislumbrar algumas diferenças nas práticas daqueles professores que têm uma visão epistemológica mais contemporânea, pois tendem a manter um espírito mais aberto à inovação didática.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study was to investigate possible relationships between the conceptions about the nature of science held by physics teachers and their classroom practices through a cross analysis of three ethnographical case studies. The ethnographical observation was carried out through immersion in the physics classes of three high school teachers acting in different types of schools: private, public and military. The findings indicated that the observed didactic practices do not include any aspects of the nature of science, and that Epistemology and History of Physics are not yet present in high school physics classes. This study suggests that the relationship between the epistemological views of teachers and their practices are fragile and are manifested implicitly. Nevertheless, it was possible to observe some differences in the practices of those teachers who have a more contemporary epistemological view, and who tend to keep a more open mind to didactic innovation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 20, n. 3 (July/Sept. 2014), p. 595-616pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNature of scienceen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleUma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física : a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticaspt_BR
dc.title.alternativeA cross analysis of three case studies with physics teachers : the influence of the nature of science conceptions in classroom practicesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000941035pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples