Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social
dc.contributor.author | Neves, Clarissa Eckert Baeta | pt_BR |
dc.contributor.author | Morche, Bruno | pt_BR |
dc.contributor.author | Anhaia, Bruna Cruz de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T02:21:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2219-1631 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107445 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo parte da formação do sistema de educação superior brasileiro, enfatizando as ondas de expansão. A seguir analisa as políticas recentes de democratização do acesso: o Programa Prouni (no setor privado); e as políticas afi rmativas (no setor público). Este estudo teve por base uma pesquisa de dados secundários produzidos pelas principais agências de coleta de dados: INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA; além de sites de Instituições de Ensino Superior e documentos, como: leis, projetos de leis, sentenças jurídicas etc. Os resultados da análise indicam que uma expansão com equidade no Brasil, ainda depende largamente dos investimentos públicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | El estudio parte de la formación del sistema de educación superior brasileño, enfatizando las ondas de expansión del sistema.En seguimiento,analiza las políticas actuales de democratización al acceso: el Programa Prouni (en el sector privado);y las políticas afi rmativas (en el sector público).El estudio utiliza datos secundários, producidos por las principales agencias de recolección de informaciones:INEP/MEC; IBGE/PNAD e IPEA y sítios em la Internet de Instituciones de Enseñanza Superior y documentos, tales como: leyes, proyectos de leyes,sentencias jurídicas, etc. Los resultados de la analize indicam que la expansión com ecuidad en Brasil, todavia depende ampliamente de las inversiones publicas. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Controversias e concurrencias latinoamericanas ALAS. [Toluca, México]. Vol. 3, n. 4 (ago. 2011), f. 127-139 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educación superior | es |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas sociales | es |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Ecuidad | es |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Expansión | es |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Democratización | es |
dc.subject | Eqüidade | pt_BR |
dc.title | Educação superior no Brasil : acesso, equidade e as políticas de inclusão social | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000941942 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (38920)Ciências Humanas (6646)