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Rodovias brasileiras de pista simples : análise da relação entre a consistência geométrica e o número de acidentes nos trechos estudados

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Rodovias brasileiras de pista simples : análise da relação entre a consistência geométrica e o número de acidentes nos trechos estudados

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Título Rodovias brasileiras de pista simples : análise da relação entre a consistência geométrica e o número de acidentes nos trechos estudados
Autor Casarin, Paula Pigatto
Orientador García, Daniel Sergio Presta
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A consistência geométrica de uma rodovia é um método de análise cujo objetivo é verificar se as características geométricas estão oferecendo ao condutor uma percepção de conforto e segurança compatível com a de seu dimensionamento. O método avalia o modo como a via é efetivamente utilizada, analisando a velocidade empregada em condição de fluxo livre pelo condutor, a qual representa o melhor parâmetro para interpretar a interação entre os três principais agentes viários: condutor, veículo e rodovia. Tendo em vista a atual preocupação com a segurança viária das rodovias brasileiras e o constante aumento dos acidentes de trânsito, o presente trabalho faz uma comparação entre o índice de acidentes de três rodovias do estado do Rio Grande do Sul de pista simples, no período entre 2006 e 2011, e o índice de consistência geométrico destas, buscando verificar se existe uma relação entre estes. A partir da revisão da literatura que aborda o tema, adotou-se critérios para a classificação das rodovias em estudo quanto à consistência geométrica e o método a ser utilizado para análise da consistência geométrica das mesmas. Na aplicação do método, trechos de três rodovias federais brasileiras de pista simples foram selecionados e submetidos à análise, por quilômetro e por trecho. O resultado foi confrontado com quatro índices de acidentes distintos, calculados a partir de uma base de dados de acidentes de seis anos. A análise por quilômetro não apresentou correlação com os índices de acidentes calculados. Por outro lado, a análise por trecho apresentou um índice de correlação de 0,46. O valor obtido no estudo por trecho de rodovia confirma a relação entre maiores índices de consistência geométricos e baixas taxas de acidentes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107513
Arquivos Descrição Formato
000943393.pdf (78.96Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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