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A construção de um processo de avaliação do sistema de educação a distância do SENAC EAD/RS e a busca de suas possíveis interfaces com os critérios de excelência da fundação nacional da qualidade

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A construção de um processo de avaliação do sistema de educação a distância do SENAC EAD/RS e a busca de suas possíveis interfaces com os critérios de excelência da fundação nacional da qualidade

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Título A construção de um processo de avaliação do sistema de educação a distância do SENAC EAD/RS e a busca de suas possíveis interfaces com os critérios de excelência da fundação nacional da qualidade
Autor Oliveira, Paulo Cristiano de
Orientador Nakayama, Marina Keiko
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Educação à distância : Avaliação : Interação : Satisfação
Gestão de qualidade
Recursos humanos
[en] Criteria of excellence
[en] Distance learning
[en] Evaluation
[en] Quality National Foundation of Brazil
Resumo As organizações têm buscado conquistar vantagem competitiva sustentável. Nesse sentido, diversas técnicas gerenciais têm sido utilizadas, destacando-se os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (CE-FNQ). Já a capacitação da mão-de-obra através de Sistemas de Educação a Distância (SEaD) pode ser entendida como uma necessidade natural no incremento da competição, pois prima pela velocidade e adaptabilidade de novos conceitos, técnicas e práticas de gestão. Esta dissertação propõe uma forma de avaliar o SEaD da Unidade do Senac EaD do Estado do Rio Grande do Sul (Senac EaD/RS) e buscar suas possíveis interfaces com os CE-FNQ. Este estudo procurou caracterizar-se como uma pesquisa-ação, contando com a participação de sete indivíduos de diferentes níveis hierárquicos da Unidade. Foram levantadas suas percepções iniciais, descritos o Programa da Qualidade e o SEaD do Senac EaD. Em seguida, foram construídos, pelo pesquisador, a partir de Referenciais de Qualidade do Ministério da Educação (MEC), quinze Critérios para Qualidade de SEaD, que foram validados pelos participantes. Já a avaliação demonstrou que os participantes se mostraram parcialmente satisfeitos com as práticas relacionadas aos Critérios “Contingência”, “Avaliação”, “Legislação”, “Mercado” e “Oportunidades externas”. Também foram propostos pelo pesquisador quatro Eixos Norteadores, com base no Ciclo de PDCA, que foram relacionados pelos participantes com os Critérios elaborados pela pesquisa. Observou-se que nos Critérios “Contingência”, “Acompanhamento”, “Educação”, “Informação”, “Interação”, “Legislação”, “Projeto” e “Tecnologia” houve maior dificuldade em determinar a relação com esses Eixos. Em seguida, foi efetuada pelo pesquisador a análise das possíveis relações ou interfaces entre os Critérios da pesquisa e os CE-FNQ. Percebeu-se que ao relacionar as duas avaliações há a necessidade de aprofundarem-se os Critérios da pesquisa, que possivelmente precisam ir além dos Referenciais do MEC para dar conta dos CE-FNQ. Entretanto, ao final, os participantes enfatizaram sua concordância com os resultados da avaliação e com a participação da equipe na pesquisa. Eles também indicaram potenciais melhorias no SeaD do Senac EaD a partir do processo de avaliação realizado, o que poderá consolidar o Esquema proposto pelo estudo.
Abstract Organizations have been trying to build a sustainable competitive advantage. To achieve this, several business techniques have been adopted, specially the Criteria of Excellency of the National Quality Foundation (FNQ in Brazil). Parallel to this, training collaborators using Distance Learning Systems (DLS) may be understood as a natural process on the increase of competition, as they are speed and adaptable to new concepts, techniques and managerial practices. This dissertation purposes a way to evaluate the DLS of Senac EaD of Rio Grande do Sul State and tries to find its possible interface with Criteria of FNQ. This study also intended to be characterized as an action research, and counted with the participation of seven employees of different hierarchy levels of the Senac EaD. The first step raised the employees initial perception and also described the Quality Program and the DLS of the Company. Further to this, the researcher has created fifteen criteria based on the Quality References by Brazilian Education Ministry (MEC) which have been validated by the participants. The participants also made an evaluation of the Senac DLS that showed the criteria “Contingency”, “Evaluation”, “Legislation”, “Market” and “External opportunities” as "partially satisfactory". The researcher also has purposed four Orientation Points, based on PDCA Cicle, which have been associated by the participants with the criteria from the previous step. It was also noticed that the participants have faced difficulties to associate the Orientation Points within the following criteria: “Contingency”, “Accompaniment”, “Education”, “Information”, “Interaction”, “Legislation”, “Project” and “Technology” After, the researcher has analyzed the possible relations or interfaces between the criteria purposed by this research and the Criteria of FNQ. It was observed that while associating both evaluations, may indicate the necessity of going deeper in the criteria elaborated by this research which probably must go beyond the Quality References by MEC. Notwithstanding, participants have eventually emphasized their acceptance to the results of the evaluation as well as to the team participation on the research. They have also indicated potential improvements on the SeaD of the Senac EaD based on the evaluation process made, which may consolidate the Scheme proposed on the study.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10752
Arquivos Descrição Formato
000571056.pdf (674.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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