Repositório Digital

A- A A+

Ponte de concreto protendido com seção caixão : estabelecimento de relação entre a altura da seção transversal e o vão

.

Ponte de concreto protendido com seção caixão : estabelecimento de relação entre a altura da seção transversal e o vão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ponte de concreto protendido com seção caixão : estabelecimento de relação entre a altura da seção transversal e o vão
Autor Cardoso, João Machado de Lima Burle
Orientador Rios, Roberto Domingo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo O presente estudo estabelece relação entre a altura da seção transversal de uma ponte de concreto protendido e o vão que esta tem de transpor. A mesma foi estabelecida com o intuito de fornecer uma base de dados com que o projetista possa iniciar o processo de dimensionamento da estrutura. A ponte estudada pertence à classe 45, possui superestrutura de viga em seção caixão unicelular bi-apoiada com protensão total e pertence a uma rodovia de classe II. Os vãos estudados estão compreendidos entre 30 e 80 metros. A largura do tabuleiro foi definida segundo as indicações de dimensões de pista de rolamento e acostamento estabelecidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. As disposições construtivas e cargas consideradas no estudo foram determinadas segundo as indicações das normas NBR 7187:2003 e NBR 7188:1990. Depois de adquiridas as solicitações características, foram determinadas as ações e combinações de ações conforme indicado na NBR 6118:2007. Para cada um dos vãos, foram definidas as alturas mínimas para que a estrutura satisfaça as condições de segurança, durabilidade e conforto estabelecidas pela norma NBR 6118:2007. As relações vão sobre altura da seção resultantes variaram de 20, para o vão de 30 metros, à 15, para o vão de 80 metros.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107537
Arquivos Descrição Formato
000941330.pdf (1.370Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.