Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalbinotto Neto, Giacomopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Francisco Luiz Batistapt_BR
dc.date.accessioned2007-09-27T05:10:01Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10775pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação trata de um estudo exploratório que visa identificar os principais fatores que levam os estudantes a decidirem sobre um curso de nível superior (3º grau). A amostra foi composta dentre quatro Instituições de Ensino Superior da cidade de Caxias do Sul/RS e totalizou 655 estudantes regularmente matriculados e de ambos os sexos, focando, preferencialmente, alunos do 1º ou do 2º semestre de seus cursos. As questões empregadas visaram identificar conclusões para o tema central da pesquisa – o processo de escolha de um curso de graduação. O instrumental teórico baseia-se na Teoria do Capital Humano e na Teoria da Sinalização. Os resultados revelaram que os fatores que determinam as escolhas são: a realização pessoal, aptidão ou vocação para o curso pretendido; as oportunidades no mercado de trabalho; a qualidade e o prestígio da Instituição e a possibilidade de ascensão financeira. Identificou-se também que a maioria dos estudantes escolheu o curso no último ano do ensino médio e às vésperas do vestibular e, além disso, eles têm certeza de que fizeram a escolha certa.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation deals with an exploratory study that aims to identify the main factors that take the students to decide on a course of a college. The sample was chosen among four institutions from the city of Caxias do Sul/RS and totalized 655 students regularly registered and of both genders, focusing, preferentially, on students that were attending the 1st or 2nd semester of their courses. The employed questions were directed to identify conclusions to the central subject of the research – the process of choice of a graduation course. The theoretical instrument is based on the Human Capital Theory and the Signaling Theory. The results revealed that the factors that determine the choices are: the personal realization, aptitude or vocation for the intended course; the job opportunities; the prestige of the institution and the income perspectives. There was also identified that the major part of the students has chosen the course in the last year of the high school and very close to the vestibular and, furthermore, they are sure that they have made the right choice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDecision factorsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHuman capital theoryen
dc.subjectEscolha : Economiapt_BR
dc.subjectSignaling theoryen
dc.subjectCollegesen
dc.titleA escolha no ensino superior : fatores de decisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000600123pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples