Repositório Digital

A- A A+

A organização do trabalho das enfermeiras em cargo de supervisão de enfermagem no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

.

A organização do trabalho das enfermeiras em cargo de supervisão de enfermagem no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A organização do trabalho das enfermeiras em cargo de supervisão de enfermagem no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autor Liberali, Janaína
Orientador Dall'Agnol, Clarice Maria
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Administração hospitalar
Supervisão de enfermagem
Resumo Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer a organização do trabalho das enfermeiras em cargo de supervisão no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), RS. Cinco entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com enfermeiras em cargo de supervisão de enfermagem, no período entre setembro e outubro de 2006. As informações, submetidas à análise de conteúdo, resultaram em duas categorias principais: Atividades desenvolvidas pelas Supervisoras e Organização do Trabalho. Identificou-se que as supervisoras de enfermagem desenvolvem práticas inerentes à supervisão de enfermagem propriamente dita e agregam também a função de plantão administrativo, respondendo pela Administração Central do Hospital, além de desenvolverem ações de Assistência / Serviço Social. O acréscimo dessas funções acarretou aumento significativo da demanda de trabalho, exigindo priorização de ações. As supervisoras julgam de extrema importância o contato facea- face com a equipe de enfermagem, atuando como facilitadoras das ações e serviços desses profissionais. É conferida especial importância quanto à abordagem de familiares na captação de córneas, pós-óbito, e esta atividade, embora gratificante, é bastante trabalhosa, requerendo várias horas do plantão para os devidos encaminhamentos. Quanto à forma de conduzir o trabalho, percebe-se um eixo convergente, havendo similaridades entre as participantes. Prevalece uma organização empírica do trabalho, apesar da busca sistemática de literatura sobre o tema supervisão. Foram relatadas parcerias com profissionais de outras áreas do Hospital, visando assegurar a qualidade institucional. Com o estudo, pressupõe-se contribuições na construção do perfil do cargo de supervisora e o desencadeamento de um processo reflexivo acerca das atividades que lhe competem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107799
Arquivos Descrição Formato
000591235.pdf (151.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.