Repositório Digital

A- A A+

Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem

.

Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
Autor Alves, Rosa Helena Kreutz
Orientador Cogo, Ana Luisa Petersen
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Educação à distância
Enfermagem : Licenciatura
Resumo O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107804
Arquivos Descrição Formato
000593316.pdf (92.25Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.