Repositório Digital

A- A A+

Hipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimental

.

Hipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Hipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimental
Autor Chaves, Luciano Bitello
Orientador Souza, Sônia Beatriz Cócaro de
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Hipertensão arterial sistêmica
Resumo A partir da implantação do Programa de Saúde da Família, tornou-se necessário estabelecer novas formas de interação entre os usuários e os profissionais de saúde. Isto porque, neste programa, a lógica da assistência foi subvertida à realidade de quem se utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se premente buscar alternativas ao modelo hospitalocêntrico vigente, até então, no país. Esta pesquisa procurou estruturar, através de uma revisão de literatura, a construção de um protótipo do aparelho circulatório e o seu benefício no ensino e problematização da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), vindo a reforçar, dessa forma, os princípios de universalidade, eqüidade e integralidade que regem as ações de saúde. Como resultado constatou-se que as iniciativas nesta direção ainda são incipientes, em virtude da prevalência de trabalhos de conteúdo prescritivo e unidirecional. Procurou-se demonstrar que a construção de tal equipamento está uníssona com o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da (HAS), podendo proporcionar uma melhor caracterização dos agravos à saúde advindos desta síndrome, funcionalidade e integração entre as pessoas e as terapêuticas ofertadas. Registra-se também que a continuidade de ações no intuito de traduzir e problematizar as práticas de saúde exerce o efeito de consolidar o SUS como filosofia e prática de assistência, em detrimento de outras que tão logo reproduzem a ordem estabelecida.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107828
Arquivos Descrição Formato
000647020.pdf (331.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.