Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Sônia Beatriz Cócaro dept_BR
dc.contributor.authorChaves, Luciano Bitellopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-05T02:17:03Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107828pt_BR
dc.description.abstractA partir da implantação do Programa de Saúde da Família, tornou-se necessário estabelecer novas formas de interação entre os usuários e os profissionais de saúde. Isto porque, neste programa, a lógica da assistência foi subvertida à realidade de quem se utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se premente buscar alternativas ao modelo hospitalocêntrico vigente, até então, no país. Esta pesquisa procurou estruturar, através de uma revisão de literatura, a construção de um protótipo do aparelho circulatório e o seu benefício no ensino e problematização da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), vindo a reforçar, dessa forma, os princípios de universalidade, eqüidade e integralidade que regem as ações de saúde. Como resultado constatou-se que as iniciativas nesta direção ainda são incipientes, em virtude da prevalência de trabalhos de conteúdo prescritivo e unidirecional. Procurou-se demonstrar que a construção de tal equipamento está uníssona com o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da (HAS), podendo proporcionar uma melhor caracterização dos agravos à saúde advindos desta síndrome, funcionalidade e integração entre as pessoas e as terapêuticas ofertadas. Registra-se também que a continuidade de ações no intuito de traduzir e problematizar as práticas de saúde exerce o efeito de consolidar o SUS como filosofia e prática de assistência, em detrimento de outras que tão logo reproduzem a ordem estabelecida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHipertensão arterial sistêmicapt_BR
dc.titleHipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000647020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples