Repositório Digital

A- A A+

Caracterização do familiar e da criança com aids em tratamento anti-retroviral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

.

Caracterização do familiar e da criança com aids em tratamento anti-retroviral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracterização do familiar e da criança com aids em tratamento anti-retroviral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autor Klu, Marcelo de Castro
Orientador Motta, Maria da Graça Corso da
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Antirretrovirais : Criança
Síndrome da imunodeficiência adquirida : Criança
Resumo O tema da adesão ao tratamento anti-retroviral tem recebido muita atenção nos últimos anos. Estudos nessa área revelam que os pacientes que não aderem ao tratamento podem deixar de se beneficiar dos ganhos trazidos pela intervenção terapêutica. Objetivo desta pesquisa é caracterizar o familiar e/ou cuidador e a criança de zero a doze anos que realiza tratamento anti-retroviral. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de caráter quantitativo, tendo como campo de pesquisa o Ambulatório Pediátrico do Serviço de Saúde Pública de um Hospital Universitário de Porto Alegre. A população/amostra constituiu-se de 31 familiares e/ou cuidadores das crianças de zero a doze anos que realizam o tratamento anti-retroviral no Ambulatório Pediatria. Os dados foram coletados a partir de um instrumento fechado, sendo organizados em banco de dados e foram categorizadas as variáveis por freqüências relativas percentuais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição. Os resultados apontam para a relevância do processo de cuidado, que o enfermeiro conheça as características dos familiares e/ou cuidadores, bem como das crianças a fim de implementar estratégias que possibilitem uma melhor aderência ao tratamento, pois a adesão é um processo participativo e interativo entre o paciente, família e a equipe de saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107829
Arquivos Descrição Formato
000647033.pdf (1.236Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.