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Processo de enfermagem na pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre : a prática das enfermeiras

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Processo de enfermagem na pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre : a prática das enfermeiras

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Título Processo de enfermagem na pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre : a prática das enfermeiras
Autor Canella, Thais Odorizi
Orientador Ribeiro, Nair Regina Ritter
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Enfermagem pediátrica
Hospitais de ensino
Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Processos de enfermagem
Resumo O Processo de Enfermagem é o instrumento através do qual se estruturam as bases teóricas da profissão; confere identidade à prática profissional das enfermeiras e contribui para a construção do conhecimento na área de enfermagem. O presente estudo tem por objetivo verificar se os registros da anamnese e exame físico, realizado pelas enfermeiras, das Unidades de Internação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, estão conforme o preconizado pela instituição. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, do tipo descritiva. A coleta de dados foi feita através da leitura dos prontuários e anotações no instrumento de coleta, de dez prontuários de crianças hospitalizadas na Pediatria do HCPA, as quais foram submetidas ao Processo de Enfermagem e estavam internadas há pelo menos cinco dias. Para a análise dos dados obtidos foi utilizada a Análise de Conteúdo Manifesto. Na pré-análise, os dados foram organizados em unidades de registros e de contexto. Na fase exploratória foi conduzida uma análise vertical e uma análise horizontal. Por último, na terceira fase, esses resultados foram interpretados à luz da literatura específica, para que fosse possível aplicar o que foi definido na fase anterior. O projeto do Trabalho de Conclusão de Curso foi aprovado inicialmente pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFRGS, sendo posteriormente aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HCPA. A pesquisa revelou quais etapas são registradas e quais são os itens contemplados em cada etapa. Mostrou também os dados que deixaram de ser registrados. Foram muitos os dados omitidos frente a isto, sugere-se uma reavaliação desse instrumento, por tratar-se de uma ferramenta de extrema importância para a avaliação do paciente pediátrico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107847
Arquivos Descrição Formato
000647705.pdf (354.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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