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Crianças/adolescentes infectados pelo HIV por transmissão vertical : processo de revelação diagnóstica

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Crianças/adolescentes infectados pelo HIV por transmissão vertical : processo de revelação diagnóstica

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Título Crianças/adolescentes infectados pelo HIV por transmissão vertical : processo de revelação diagnóstica
Autor Silva, Pâmela Fraga da
Orientador Motta, Maria da Graça Corso da
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Síndrome da imunodeficiência adquirida : Adolescência
Síndrome da imunodeficiência adquirida : Criança
Transmissão vertical de doença
Resumo Este estudo buscou conhecer o processo de revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) às crianças/adolescentes infectados por transmissão vertical na literatura nacional e norte-americana, identificando o momento mais adequado para a revelação do diagnóstico; o papel dos profissionais da saúde, destacando a enfermagem, bem como conhecer as estratégias utilizadas no processo de revelação do diagnóstico. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de livros, material elaborado pelo Ministério da Saúde e nove artigos científicos. A partir da análise do material coletado, foi possível identificar os principais aspectos relacionados ao processo de revelação do diagnóstico. Em primeiro lugar, pode-se identificar as dificuldades que os pais/cuidadores encontram em tratar desse assunto com as crianças/adolescentes na intenção de suprir suas dúvidas e questionamentos de maneira adequada. Destaca-se o papel do profissional da saúde neste ínterim, revelando-se como um mediador do processo, preparando não somente as crianças/adolescentes para a recepção do diagnóstico, mas também os pais/cuidadores para a revelação do diagnóstico. Constata-se, ainda, a relevância de adequar, ao processo de revelação, as etapas do desenvolvimento humano, a fim de planejar o início desse processo com as crianças. Além disso, identificou-se as principais incertezas e obstáculos impostos pelos pais/cuidadores à revelação; as dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde, como o despreparo para a participação desse processo; e as estratégias a serem utilizadas pelos profissionais da saúde no estímulo à revelação do diagnóstico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107853
Arquivos Descrição Formato
000670496.pdf (170.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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