Repositório Digital

A- A A+

Veteranos do Ararigbóia : 50 anos de história

.

Veteranos do Ararigbóia : 50 anos de história

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Veteranos do Ararigbóia : 50 anos de história
Autor Martins, Mariane Goettert
Orientador Stigger, Marco Paulo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Futebol de várzea
Lazer
Parques públicos : Porto Alegre (RS)
[en] Amateur soccer
[en] Ararigbóia
[en] Leisure
[en] Public parks
[en] Sport
[en] Veterans
Resumo O time Associação Esportiva Ararigbóia é conhecido por ser um grupo de veteranos que jogam futebol de várzea há 50 anos no campo do parque Ararigbóia, localizado no bairro Jardim Botânico, Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo deste estudo é compreender como esse grupo se mantém unido por tanto tempo através da prática esportiva. Por meio de uma análise histórica pretende-se expor o motivo do surgimento do Grupo, as conquistas já alcançadas, a estrutura do time e as partidas de futebol marcantes. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, consulta de documentos e conversas informais para o levantamento de dados. A pesquisa mostra a importância da prática esportiva como meio de integração social, onde o Grupo se destaca por conseguir uma união entre a comunidade, cuidar e lutar para a melhora do espaço público, pelo vínculo amistoso que possuem e pela organização e vitórias em campeonatos. O Grupo perdura até os dias atuais pelo companheirismo que os participantes possuem, pelas confraternizações realizadas após os jogos de futebol, pela tradição e particularidades do time, fazendo com que ele seja reconhecido pelos aficionados do futebol.
Abstract O time Associação Esportiva Ararigbóia é conhecido por ser um grupo de veteranos que jogam futebol de várzea há 50 anos no campo do parque Ararigbóia, localizado no bairro Jardim Botânico, Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo deste estudo é compreender como esse grupo se mantém unido por tanto tempo através da prática esportiva. Por meio de uma análise histórica pretende-se expor o motivo do surgimento do Grupo, as conquistas já alcançadas, a estrutura do time e as partidas de futebol marcantes. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, consulta de documentos e conversas informais para o levantamento de dados. A pesquisa mostra a importância da prática esportiva como meio de integração social, onde o Grupo se destaca por conseguir uma união entre a comunidade, cuidar e lutar para a melhora do espaço público, pelo vínculo amistoso que possuem e pela organização e vitórias em campeonatos. O Grupo perdura até os dias atuais pelo companheirismo que os participantes possuem, pelas confraternizações realizadas após os jogos de futebol, pela tradição e particularidades do time, fazendo com que ele seja reconhecido pelos aficionados do futebol.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107859
Arquivos Descrição Formato
000934477.pdf (1.758Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.