Repositório Digital

A- A A+

Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática

.

Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática
Autor Lima, Caroline Rodrigues de
Orientador Naujorks, Jane da Costa
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Benveniste, Emile 1902-1976.
Dissertação
Teoria da enunciação
Resumo A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se hoje em razão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, prova aplicada ao final do Ensino Médio, que avalia a produção de um texto dissertativo-argumentativo como um dos requisitos para aprovação. Fez-se necessário, então, buscar alternativas que possam instrumentalizar o aluno de forma que o permita produzir seu texto dissertativo com segurança e autonomia. Assim, buscou-se junto à Teoria da Enunciação, de Émile Benveniste, elementos que possam justificar que a apropriação da língua permite a qualidade do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que o aluno torna-se sujeito do processo comunicativo. Far-se-á um breve relato de diferenças constatadas em produções de textos dissertativos em diferentes momentos didáticos (ora com ênfase na forma, ora com ênfase no sentido), tanto na qualidade do texto, quanto na presença das marcas de enunciação. Desta forma, tendo por base a Enunciação, pretende-se comprovar que o ato de apropriação da língua por um locutor – que passa a sujeito –, representado pelo “eu” e refere-se a um outro, representado pelo “tu”, consiste na estruturação do enunciado, tornando-se fator decisivo para atingir a qualidade textual dissertativa em sala de aula.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107898
Arquivos Descrição Formato
000945984.pdf (500.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.