Repositório Digital

A- A A+

As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna

.

As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna
Autor Bordin, Dinéia
Orientador Othero, Gabriel de Ávila
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Competência discursiva
Ensino
Tempos verbais
Resumo O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o futuro do presente do indicativo ou o pretérito perfeito do indicativo podem ser representados pelo presente do indicativo. Apesar de se ouvirem críticas sobre o ensino de língua portuguesa calcado na gramática, é ela quem é capaz de explicar e amparar esta capacidade de usos e representações deste tempo. Esta ampla capacidade, no entanto, nem sempre é apresentada em livros didáticos, inclusive em indicados pelo Ministério da Educação, o que traz à tona uma falha num item específico, mas importante na formação de um leitor e um escritor competente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107905
Arquivos Descrição Formato
000945992.pdf (354.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.