Repositório Digital

A- A A+

Infância e cibercultura

.

Infância e cibercultura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Infância e cibercultura
Autor Machado, Patrícia Santos
Orientador Marcello, Fabiana de Amorim
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Cibercultura
Gênero
Infância
Resumo Este texto tem como objetivo caracterizar as marcas de gênero presentes em sites de jogos eletrônicos – particularmente aqueles produzidos com o intuito de contribuir para processos de alfabetização. Para tanto, faz-se uma discussão teórica de três conceitos: infância, gênero e cibercultura. A importância deste trabalho está relacionada com uma relação de infância e cibercultura cada vez mais presente em nossa sociedade, em que as crianças, estão cada vez mais vinculadas e imersas no virtual. Metodologicamente, foram selecionados dois sites infantis que vêm sendo utilizados no processo de alfabetização. Acredita-se que os resultados apresentados serão relevantes para compreender que outras pedagogias se efetivam em artefatos ditos “educativos” – sobretudo considerando a possibilidade de se descrever, igualmente, quais conceitos de “educação” e de “alfabetização” são postos em circulação hoje na rede para meninos e meninas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107916
Arquivos Descrição Formato
000945849.pdf (591.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.