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Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura

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Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura

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Título Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
Autor Collet, Iara Barata
Orientador Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Ensino fundamental
Interpretação
Leitura
Literatura infantil
Porto Alegre (RS)
Resumo O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, A Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107919
Arquivos Descrição Formato
000945814.pdf (984.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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