Repositório Digital

A- A A+

Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos

.

Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
Autor Souza, Joseane Cancino de
Orientador Giordani, Liliane Ferrari
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Cultura surda
Leitura
Narrativa
Porto Alegre (RS)
Prática
Resumo Neste estudo, abordei algumas das experiências em leitura dentro e fora do ambiente escolar de alunos surdos de duas Escolas do Município de Porto Alegre, são elas EMEF. de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. Os alunos que participaram deste estudo tem entre 9 a 15 anos e estão matriculados em turmas iniciais (3º e 4º) e finais (8º) do ensino fundamental. Os objetivos para este trabalho são conhecer e compreender os significados e sentidos das práticas de leitura na vida destes alunos, suas histórias e experiências com a leitura. São sujeitos aprendizes e narradores, que nos traduzem o ato da “Leitura” – como momento único – em uma ação libertadora, momentos de satisfação contada por cada um dos alunos surdos que tive o privilégio de conhecer. As concepções teóricas que fundamentam este trabalho seguem a linha dos estudos surdos e estudos sobre letramento e alfabetização filiando-se aos autores, Angela Kleiman (2005), Roger Chartier (2009), Carlos Skliar (2001). A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, com agendas para coleta de dados no ambiente escolar, intencionando conhecer e identificar quais eram seus suportes de leitura e suas trocas de experiências. A coleta de dados foi filmada com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais para o Português Oral pelas professoras regentes de cada escola. Cada aluno teve a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o papel que a leitura tem dentro e fora dos muros escolares, relataram o que gostam de ler, como leem, onde buscam as fontes de leituras e o quão a importância deste ato é para todas as pessoas ouvintes ou não. Os estudos evidenciaram que ainda existem muitas mudanças na proposta sobre a educação dos surdos, porém muitos passos já foram dados e boas conquistas já se apresentaram, é uma caminhada que ainda requer boas estratégias a serem vencidas, por parte de seus envolvidos e que os movimentos ligados a educação Bilíngue promove todos os dias, neste Estado e no Brasil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107920
Arquivos Descrição Formato
000945816.pdf (178.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.