Repositório Digital

A- A A+

Práticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantil

.

Práticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantil
Autor Souza, Laura Coiro Fontoura de
Orientador Traversini, Clarice Salete
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Cultura surda
Educação infantil
Letramento
Porto Alegre (RS)
Prática pedagógica
Resumo Este artigo tem por objetivo analisar como as práticas de letramento são vivenciadas em uma turma de maternal II – educação infantil de uma escola privada do Município de Porto Alegre/RS. Para tanto, utilizo o projeto “Exploradores da Natureza” para desenvolver quatro atividades motivadoras de letramento. Os registros das aulas foram feitos através de diário de campo sendo relatados os diálogos e ações dos alunos e da professora, conformando um estudo exploratório. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação dos estudos realizados nos materiais de Magda Soares, Ângela Kleimann, Marlene Carvalho, Mariana Costa, Daniele Silva e Flavia Souza. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de práticas onde o letramento está presente das seguintes formas: 1) Através da representação corporal; 2) representação gráfica; 3) reconhecimento de logotipos e suas utilidades, distinguindo quando é um produto real ou um desenho; 4) reconhecimento de códigos numéricos e 5) das representações simbólicas. Em síntese, a partir da articulação existente entre essas representações, destaco que nas experiências de letramento não gráficas (corpo) e gráficas(desenho), o corpo torna-se o suporte central para o processo de significação das ações infantis, sendo através dele que os alunos do maternal fazem uso da leitura e da escrita. Com isso, concluo que o letramento é vivenciado cotidiano da educação infantil, através de representações gráficas, corporais e orais, inseridas em atividades direcionadas ou em momentos de brincadeira livre.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107921
Arquivos Descrição Formato
000945821.pdf (157.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.