Repositório Digital

A- A A+

Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética

.

Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
Autor Barcelos, Renata Gerhardt de
Orientador Marcello, Fabiana de Amorim
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Cinema
Estética
Formação
Infância
Resumo Nesse artigo, defendo a importância de ampliar os repertórios sobre apreciação estética para os alunos, expandindo as vivências em arte, em especial, aquelas ligadas às experiências cinematográficas. Para tanto, o objetivo deste texto é discutir sobre os conceitos de formação estética e cinema pensando na alfabetização visual das crianças e tomando como ponto de análise filmes que tenham a temática da amizade como proeminente. Teoricamente, apóia-se nos estudos de cinema e infância de Marcello (2013, 2008), bem como as discussões sobre formação estética, tal como apresentadas por Fisher (2009), Fischer e Marcello (2012) e Loponte (2008). Metodologicamente, o material aqui analisado compõe-se dos filmes Achados e Perdidos (2008) e Parcialmente Nublado (2009). Como resultados, discorro sobre as relações de amizade que permeiam as imagens fílmicas, em especial, nos curta-metragens de animação selecionados, mostrando as potências de imagem presentes nestes artefatos e suas singularidades, pois acredito que a imagem fílmica é uma importante ferramenta para ampliação de nossos repertórios culturais e, sobretudo, daqueles das novas gerações.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107924
Arquivos Descrição Formato
000945857.pdf (313.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.