Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Suzana Moreirapt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Steffanypt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:11Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107925pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga algumas práticas de ensino da escrita a partir de referencial teórico pertinente à temática e da análise de entrevistas semiestruturadas, com cinco professoras de primeiro ano e de fotografias de suas salas de aula. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa, para compreender como se organiza o espaço da escrita no âmbito escolar, a pesquisa apoiou-se, principalmente, nos estudos de Teberosky, Ferreiro, Trindade, dentre outros. A partir da análise dos dados das entrevistas foi possível verificar que as professoras entrevistadas não especificam nomeando um único método que rege suas práticas do ensino da escrita, corroborando a ideia que não se alfabetiza sem o uso multifacetado de métodos, pois acredita-se nas inúmeras formas de aprender e ensinar. Outro aspecto destacado como relevante pelas professoras ao ensino da escrita foi considerar as peculiaridades e os conhecimentos prévios da escrita, ponderando assim, a criança como sujeito ativo e atuante em seu processo de construção da linguagem escrita em um ambiente letrado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePropostas de escrita no primeiro ano do ensino fundamental de nove anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples