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dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorDias, Tanise dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:12Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107927pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo investiga as práticas de oralidade concretizadas em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. Considerando a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula para o desenvolvimento dos usos públicos da fala, realizamos observação participante tendo em vista a seguinte pergunta de pesquisa: que práticas de oralidade são propostas no terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos? As perguntas específicas que pautaram a investigação foram as seguintes: 1) as práticas de oralidade em sala de aula são fruto de propostas pedagógicas da professora? Quais? 2) As práticas de oralidade em sala de aula emergem de perguntas dos estudantes dirigidas à professora e/ou a colegas para solução das atividades pedagógicas em curso? 3) As práticas de oralidade em sala de aula emergem de interações informais entre os participantes? Que tópicos de conversação foram registrados? 4) Há gêneros orais trabalhados de modo recorrente e/ou planejado, para fins de aprendizagem? Quais? Como se organiza a atividade? 5) Que atividades pedagógicas são propostas pela professora e ocupam o tempo de aula dos estudantes, a cada dia? Foram aportes teóricos Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2003; 2005), Ramos (2002) e Leal e Gois (2012). O corpus é composto por observação de uma semana regular de aulas em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de nove anos, em uma escola estadual na zona norte de Porto Alegre, além do registro de entrevista semiestruturada com a professora. Da análise do conjunto dos dados, conclui-se que há um distanciamento da oralidade como projeto a ser desenvolvido em sala de aula. A oralidade permanece esquecida como objeto de ensino, talvez em virtude da interpretação de que, estando presente em nosso dia a dia, não demanda trabalho escolar para seu desenvolvimento pleno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO silêncio é ouro? (não) lugares da oralidade em uma sala de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945867pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


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