Repositório Digital

A- A A+

É fundamental alfabetizar letrando?

.

É fundamental alfabetizar letrando?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título É fundamental alfabetizar letrando?
Autor Silva, Elenir Teresinha Garcia
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Discurso
Ensino fundamental
Letramento
Porto Alegre (RS)
Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida para fins de conclusão de curso. O tema da pesquisa é Ensino Fundamental de nove anos, alfabetização e letramento. Tem como objetivo analisar os discursos de alfabetização e letramento que emergem a partir de alguns documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, pelo programa de Ensino Fundamental de nove anos, quais sejam: Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade + um ano fundamental e Caderno da Educação 1: o desafio de brincar e aprender. A metodologia de pesquisa toma os documentos como monumentos, isto é, descreve as relações de poder que os enunciados colocam em circulação, mantém-se na materialidade do discurso. Para análise, utilizam-se os conceitos de alfabetização, letramento e, centralmente, o conceito foucaultiano de discurso, numa perspectiva pós-estruturalista. Para a costura analítica, articula o conceito de letramento tomando como referência Angela Kleiman. A partir das análises dos documentos, foi possível constatar que se impõem às professoras alfabetizadoras do ciclo de alfabetização o alfabetizar letrando, discurso pedagógico que, no momento, circula como o mais verdadeiro e adequado. Emerge, nas atuais políticas educacionais, como resposta às urgências sociais, políticas e econômicas em torno da alfabetização. Entendo que os documentos analisados foram constitutivos e (re)produtores desses discursos endereçados a professoras e crianças pobres em período de alfabetização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107929
Arquivos Descrição Formato
000945519.pdf (205.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.