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dc.contributor.advisorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.contributor.authorMaestri, Gabriela Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107930pt_BR
dc.description.abstractEste estudo surgiu da reflexão sobre minha prática docente em alfabetização, bem como do relato de outras vozes que atuam neste mesmo âmbito. A partir dessas experiências, indaguei-me sobre um maior investimento nas práticas de leitura e escrita em detrimento das práticas de oralidade. Tal investigação, portanto, analisa possíveis efeitos dos “textos de memória”, ou seja, textos do repertório cultural das crianças, na alfabetização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre/RS, na qual a pesquisadora assume, também, a posição de professora. Primeiramente, foi feito um levantamento dos textos já conhecidos pelas crianças e uma avaliação dos níveis psicogenéticos em que estavam naquele momento – agosto de 2013. Após, foram desenvolvidas sequências didáticas de leitura e exploração dos recursos linguísticos daqueles textos. Essas intervenções geraram dados analisados a partir de estudos sobre: psicogênese da língua escrita (FERREIRO e TEBEROSKY), letramento, oralidade, leitura e escrita (PICCOLI e CAMINI), decodificação e decifração (CAGLIARI), memória oral (BELINTANE) e leitura significativa (CAFIERO). O estudo permitiu-me concluir que um trabalho com textos orais se faz necessário às práticas de alfabetização, pois: 1. propicia um envolvimento significativo das crianças com a leitura, valorizando suas experiências socioculturais; 2. facilita os processos de decodificação e decifração; 3. oportuniza reflexões linguísticas produtivas por parte dos aprendizes; 4. auxilia no avanço das hipóteses de leitura e escrita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleRepertório da oralidade como incremento das práticas linguísticas na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945529pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


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