Repositório Digital

A- A A+

Reflexões acerca do ensino da letra cursiva em uma escola pública de Porto Alegre

.

Reflexões acerca do ensino da letra cursiva em uma escola pública de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões acerca do ensino da letra cursiva em uma escola pública de Porto Alegre
Autor Brito, Aline Araujo
Orientador Camini, Patrícia
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Análise do discurso
Ensino e aprendizagem
Foucault, Michel 1926-1984.
Porto Alegre (RS)
Resumo O presente artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública de Porto Alegre, com o objetivo de mapear os discursos que constituem as práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem da letra cursiva. Duas questões principais nortearam o estudo: que sentidos são atribuídos por professores para o ensino da letra cursiva? Esse ensino vem ocorrendo, ou não, de modo consistente e sistemático na escola? O corpus de análise foi composto por questionários e entrevistas com professoras dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, conversas da pesquisadora com alunos sobre como ocorreu aprendizagem da letra cursiva, além de materiais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para a análise dos dados produzidos, utiliza-se a perspectiva foucaultiana de análise do discurso. Por esse viés, o discurso é compreendido em seu caráter constitutivo de realidades e produtor de saberes, tendo sua existência sempre vinculada a relações de poder (FISCHER, 2001). As análises apontaram para: 1) a produtividade do discurso da Psicogênese, no que se refere a determinar a letra ideal para o início do processo de alfabetização; 2) a falta de consenso sobre a necessidade de ensino da cursiva; e 3) a prescrição, pelo PNAIC, da retomada do ensino da letra cursiva.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107933
Arquivos Descrição Formato
000945373.pdf (275.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.