Repositório Digital

A- A A+

Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa

.

Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa
Autor Pires, Ana Rachel Pinheiro
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Gênero textual
Linguagem oral
Porto Alegre (RS)
Resumo O presente artigo objetiva investigar e analisar como um planejamento pedagógico dirigido a uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre contempla os gêneros orais. Ancorada nos postulados de Mikhail Bakhtin e inspirada nos conceitos de gêneros discursivos e sequência didática de Joaquim Dolz, Michèlle Noverraz e Bernard Schneuwly, analiso quais gêneros orais são privilegiados neste planejamento, como são considerados e quais práticas de linguagem estão relacionadas às atividades desenvolvidas. Para operacionalização deste estudo de caso, foram realizadas análises documentais de planejamentos de quatro semanas letivas e observações em sala de aula registradas em um diário de campo. A partir dos dados obtidos, elegi, para análise, um gênero primário e um secundário. A conversa, como gênero primário, destacou-se por ser o de maior ocorrência nas práticas acompanhadas e também por ser orientado pela professora com a finalidade de levar os alunos a perceberem e respeitarem as regras conversacionais. Como gênero secundário, selecionei o seminário para analisar a proposta de uma sequência didática desenvolvida na turma a partir da qual foi possível encontrar pontos coincidentes com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); dentre eles, evidenciou-se tanto a progressão das habilidades orais exigidas quanto a retomada da estrutura do gênero para a produção final. Como considerações finais, destaco a importância do trabalho pedagógico com gêneros primários para o desenvolvimento das capacidades discursivas dos alunos em direção aos gêneros secundários.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107934
Arquivos Descrição Formato
000945379.pdf (637.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.