Repositório Digital

A- A A+

Alfabetização, produção de textos e autoria

.

Alfabetização, produção de textos e autoria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alfabetização, produção de textos e autoria
Autor Gomes, Alda Lusa Andrade
Orientador Luzzardi, Dóris Maria
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Autoria
Produção de textos
Resumo O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107944
Arquivos Descrição Formato
000945365.pdf (461.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.