Repositório Digital

A- A A+

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?

.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?
Autor Foragi, Carolina Vilanova
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Grupo focal
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Professor
Resumo Neste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107946
Arquivos Descrição Formato
000945387.pdf (251.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.