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Posicionamento estratégico das empresas de calçados femininos do Vale do Rio dos Sinos frente ao mercado externo

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Posicionamento estratégico das empresas de calçados femininos do Vale do Rio dos Sinos frente ao mercado externo

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Título Posicionamento estratégico das empresas de calçados femininos do Vale do Rio dos Sinos frente ao mercado externo
Autor Stürmer Júnior, Francisco Assis
Orientador Henkin, Helio
Data 2006
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Calçados
Comércio exterior
Estratégia competitiva
Estrategia empresarial
Exportação
Indústria do calçado
Rio Grande do Sul
Vale do Rio dos Sinos, Região (RS)
[en] Competitiveness
[en] Exchange rates
[en] Strategic positioning
Resumo A crescente entrada de empresas asiáticas e a diminuição das barreiras de entrada vêm aumentando de maneira significativa a concorrência na indústria calçadista global, o que está colocando o setor calçadista nacional em situação difícil e, portanto, todas as mudanças que ocorrem na indústria passam a ter importância estratégica caso afetem a competitividade das empresas, obrigando estas avaliarem seu posicionamento estratégico no mercado. Até o fim de 2004, o setor de exportação de calçados foi privilegiado por uma soma de fatores favoráveis, principalmente a taxa de câmbio. Em 2005, com a valorização do real frente ao dólar, o mercado se retraiu e as vendas externas sofreram uma queda de 23 milhões de pares em comparação com o ano anterior. Nos primeiros meses de 2006, o cenário desfavorável manteve-se e as empresas exportadoras continuaram registrando perdas. Os produtores chineses que atuam no setor estão elevando sua participação pelo mundo de forma avassaladora. Neste cenário que envolve a indústria calçadista nacional, surgem questões fundamentais para que o setor mantenha um desempenho positivo e com possibilidade de elevar sua participação no comércio mundial de calçados. Estas questões passam fundamentalmente por dois aspectos: o primeiro é a perda de competitividade da indústria nacional frente aos competidores asiáticos, o segundo são as alternativas que o setor possui para se manter competitivo no mercado externo e sustentar um desempenho crescente. Algumas hipóteses para estas questões passam pela alta vulnerabilidade do setor frente à variação cambial, influência da concorrência chinesa, legislação tributária e trabalhista extremamente onerosa e ultrapassada. Assim, identificar as possíveis alternativas estratégicas para sustentar a competitividade das empresas exportadoras de calçados, torna-se o objetivo principal desta dissertação. Outros aspectos substanciais serão desenvolvidos no decorrer do estudo, tais como: a descrição do panorama das exportações brasileiras de calçados a partir de 1990; análise do posicionamento estratégico das empresas; avaliação do impacto da variação cambial ao setor calçadista; identificação de opções estratégicas para as empresas exportadoras. Os custo inerentes de se produzir no Brasil atualmente não permitem mais que as empresas concorram com estratégia de baixo custo. Por isto, para que a indústria calçadista nacional seja mantida, é essencial, contudo, que as empresas brasileiras mirem nichos de mercados inexplorados que fiquem fora da concorrência voltada para o baixo custo, sendo necessário que se faça um forte investimento em tecnologia, design e recursos humanos, além de apelo de marketing para o desenvolvimento da marca própria.
Abstract The increasing entrance of Asian companies and the reduction of the entrance barriers comes increasing in significant way the competition in the global foowear industry, what it is placing the national footwear’s sector in difficult situation, therefore, all the changes that occur in the industry start to have strategical importance in case of affect the competitiveness of the companies, forcing evaluate its strategic positioning in the market. Until the 2004 end, the sector of exportation of footwear was privileged for an addition of favorable factors, mainly the exchange rate. In 2005, with the valuation of the real front to the dollar, the external market if retracted and business had suffered a fall from 23 million pairs in comparison with the previous year. In the first months of 2006, the favorable scene was remained and the exporting companies had continued registering losses. The Chinese producers that act in the sector are raising its participation for the world of overwhelming form. In this scene that involves the national footwear industry, basic questions so that the sector keeps a positive performance and with possibility appear to raise its participation in the world-wide commerce of footwear. These questions pass basically for two aspects: the first one is the loss of competitiveness of the national industry front to the Asian competitors, as they are the alternatives that the sector possesss to remain itself competitive in the external market and to support a performance increasing. Some hypotheses for these questions pass for the high vulnerability of the sector front to the exchage variation, influence of the Chinese competition, legislation tax and member of labor party extremely onerous and exceeded. Thus, to identify the possible strategical alternatives to support the competitiveness of the exporting companies of footwear, becomes the main objective of this dissertation. Other substantial aspects will be developed during of the study, such as: the description of the view of the Brazilian exportations of footwear from 1990; analysis of the strategical positioning of the companies; evaluation of the impact of the exchange variation to the footwear’s sector; identification of strategical options for the exporting companies. The cost inherent of if producing in Brazil currently do not allow more than the companies concur with strategy of low cost. For this, so that the national industry is kept, it is essential, however, that the Brazilian companies look niches of unexplored markets that are outside of the competition directed toward the low cost, being necessary that if makes a strong investment in technology, design and human resources, beyond appeal marketing the development of the proper mark.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10797
Arquivos Descrição Formato
000601457.pdf (704.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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