Repositório Digital

A- A A+

Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental

.

Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
Autor Garcias, Laiana Orozco
Orientador Camini, Patrícia
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Ensino fundamental
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Texto
Resumo Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107980
Arquivos Descrição Formato
000945826.pdf (270.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.