Repositório Digital

A- A A+

Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender

.

Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
Autor Michels, Ana Beatriz
Orientador Aragón, Rosane
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Empreendedorismo
Ensino à distância
Tomada de consciência
[en] Awareness
[en] Distance education
[en] Do and understand
[en] Entrepreneurial education
[en] Pedagogical architecture
Resumo Esta pesquisa investiga o processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências/experiências nas arquiteturas pedagógicas de debate de teses e de resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência e fazer e compreender. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos, sendo que os dados foram coletados a partir do levantamento dos registros dos alunos nas arquiteturas pedagógicas Debate de Teses e Desafio-Problema, questionário online e entrevista final. A organização e o processamento dos dados foram realizados com o uso do software NVivo. Para a análise dos dados foram definidas duas categorias, com quatro níveis cada: (i) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses e (ii) compreensões conceituais do planejamento de negócios a partir do uso da arquitetura pedagógica Desafio-Problema. Os resultados da pesquisa apontam que os sujeitos conseguiram construir conhecimento acerca do planejamento de negócios, alcançando uma compreensão contextualiza sobre o tema e, em alguns casos, uma compreensão antecipada, oportunizando a visualização de ações futuras para a implantação das ideias de negócio. Nesse processo de construção de conhecimento, os sujeitos puderam reconstruir suas certezas provisórias, atingindo um saber fazer conceituado.
Abstract This research investigates the process of knowledge building about business planning of the student entrepreneurs of extension course XIV Marathon Entrepreneurship UFRGS, from their experiences in the theory discussion and problem solving pedagogical architectures. It is a qualitative research, with reasons in Piagetian assumptions of awareness and do and understand. The survey was conducted with ten subjects, and the data were collected from a survey of the records of students in Theory Discussion and Challenge-Problem pedagogical architectures, online questionnaire and final interview. The organization and data processing were performed using the software NVivo. For data analysis were defined two categories, each with four levels: (i) conceptual understanding of business planning from the use of Theory Discussion pedagogical architecture and (ii) conceptual understanding of business planning from the use of Challenge Problem pedagogical architecture. The survey results indicates that the subjects were able to build knowledge of business planning, reaching an understanding on the subject in context and in some cases, an early understanding, providing opportunities for viewing future actions for the implementation of business ideas. In this knowledge-building process, the subjects were able to rebuild their provisional certainties, reaching a reputable know-how.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/108007
Arquivos Descrição Formato
000946493.pdf (1.855Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.