Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Thaiane Unferpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-11T02:16:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108061pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples